PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR | CASA DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA

PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (4)

CASA DE PRAIA

Projetada em 2009 por Thiago Bernardes e Paulo Jacobsen, ainda quando eram sócios, a Casa de Paria RH foi idealizada para ser a residência de férias de um casal e seus filhos no litoral paulista.

PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (4)

A obra foi considerada complexa devido às questões técnicas que precisavam ser enfrentadas em razão da grande inclinação do terreno. Portanto, a solução encontrada foi erguer grandes pilares de concreto armado, sustentando a estrutura metálica, o que deu suporte aos dois pavimentos da casa.

Uma obra complexa devido a questões técnicas que precisavam ser enfrentadas em razão da grande inclinação do terreno. Portanto, a solução encontrada foi erguer grandes pilares de concreto armado, sustentando a estrutura metálica, o que deu suporte aos os dois pavimentos da casa.
Grandes pilares de concreto armado se erguem sustentando a estrutura metálica e dão suporte aos dois pavimentos da casa.

O sistema construtivo adotado foi o aço, com portas e janelas de madeira. No entanto, o grande destaque nos espaços é a madeira que aparece principalmente na parte interna, como no forro do pavimento superior, móveis e parte do piso.

Cozinha, salas de estar e jantar se perdem no horizonte quando as portas de correr se abrem para o solarium e a piscina. Todo o ambiente de convivência está integrado com a vegetação do entorno e o mar e, toda essa integração é facilitada por meio dos guarda-corpos de vidro. No pavimento inferior é está a sala íntima, cinco suítes, sala de TV, deque com spa, sauna e uma copa.

PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (15) PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (12) PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (10) PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (7)

O projeto de interiores foi desenvolvido com soluções funcionais e ficou a cargo do próprio escritório.

Seguindo partido do forro, um grande móvel de madeira percorre as salas de estar e jantar e chega até a cozinha, integrando os três espaços. Uma lareira suspensa e giratória criada por Dominique Imbert, da empresa de origem francesa Focus. No mobiliário, o destaque é a poltrona Jangada, de Jean Gillon.

PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (18) PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (5) PROJETO VERÃO PARA INSPIRAR  CASAS DE PRAIA POR BERNARDES ARQUITETURA (2)

 

Local: Guarujá, SP

Data do projeto: 2009

Área: 1000m²

Arquitetura: Bernardes + Jacobsen

Interiores: Bernardes + Jacobsen

Equipe: Thiago Bernardes, Paulo Jacobsen, Bernardo Jacobsen, Jaime Cunha, Fabiana Porto, Daniel Vannucchi, Edgar Murata, Gabriel Bocchile.

Iluminação: Lightworks

Fotos: Leonardo Finotti

compartilhe este post
FacebookEmailGoogle+WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.