VERÃO PARA INSPIRAR | CASAS DE PRAIA I POR ISAY WEINFELD

Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (8)

O litoral paulista tem cerca de 700 km de extensão, 60% de praias. Belas paisagens. Rico em opções de lazer e turismo. São 16 municípios litorâneos. Possui também um complexo ecossistema em estuários, manguezais, restingas, cavernas, rios, costões e cerca de 149 ilhas. Talvez as melhores praias estejam no litoral norte. No entanto, desde mais ao sul encontramos praias que serviram de inspiração para muitos arquitetos projetarem grandes obras. Um desses lugares é a praia de Iporanga, Guarujá. 

CASA DE IPORANGA | ISAY WEINFELD

875m², Iporanga, Guaruja, Brazil // 2006
FotoS © Nelson Kon // Imagens Isay WeinfelD

Apesar de muitos a conhecerem devido a grande divulgação de suas imagens pela internet, a Casa Iporanga de Weinfeld ainda é uma das minhas grandes referências de arquitetura praiana e assim não poderia deixar de estar retratada nesse espaço.

Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (10)

“Construída na beira-mar da praia de Iporanga , no litoral norte de São Paulo e em meio a Mata Atlântica , a casa foi projetada para uma família de ascendência árabe e é cercado por vegetação – coqueiros , bromélias e outras plantas inativas da região.

Não houve restrição significativa – técnica ou jurídica – para a elaboração do projeto e construção desta casa . No entanto , naturalmente , o contexto geográfico e natural a casa fica em garantido grande atenção , e guiou a localização da casa no terreno , a organização do programa e do uso de materiais .

Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (11)

Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (14) Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (13) Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (9)

A casa não dispõe de paredes ou qualquer outra proteção, apenas cercas verdes que a separa dos lotes vizinhos ou da praia. Seu programa foi distribuído em dois volumes, um ‘colocado’ sobre o outro. No piso térreo, estão todas as áreas sociais e de serviço da casa: salas de estar e jantar, integradas em um único espaço, aberto totalmente para a varanda, para a piscina e para o mar.

Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (3)

Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (5)Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (6)

Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (12)

Ao ar livre, à beira da piscina, há uma pequena  e rústica sala de estar, que pode ser eventualmente coberta com uma lona; é um lugar onde se pode almoçar ou apenas relaxar” .

Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (7) Verão para Inspirar casas de praia Iporanga por Isay Weinfeld (1)

referências: SP-Turismo / homedsgn

compartilhe este post
FacebookEmailGoogle+WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.